quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lula critica potências sobre Irã e diz que 'tem gente que não sabe fazer política se não tiver inimigo' Foto por Cláudio Marques


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quinta-feira que a comunidade internacional se sente à mesa de negociações sobre o programa nuclear do Irã e criticou as potências que continuam perseguindo sanções ao país islâmico mesmo depois de Brasil e Turquia terem assinado com Teerã esta semana um acordo para troca de combustível nuclear. Segundo o presidente, "tem gente que não sabe fazer política se não tiver inimigo". Com cooperação de China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha, os EUA submeteram ao Conselho de Segurança da ONU um esboço de resolução contra o Irã.

- Há quantos anos vocês ouvem essa briga entre Estados Unidos e Irã? Eles queriam colocar o Irã na mesa para negociar, que assumisse compromisso com a agência nuclear. Fomos ao Irã e conseguimos, depois de 18 horas de reunião, depois de duas viagens do Celso Amorim, aquilo que o Conselho de Segurança queria que fosse feito há seis meses.. É muito engraçado porque algumas pessoas não gostaram. Tem gente que não sabe fazer política se não tiver um inimigo e sou daqueles que só sei fazer política construindo amigos - disse o presidente no encerramento da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Macha que contou com a Presença da Prefeita de Macaíba Marília Dias.